08 dezembro 2005

Belle VII/2


O Renault pára no semáforo vermelho. Pelo vidro, João vê um cego a tocar um órgão. Abre o vidro. Besame mucho. Como se fosse a última vez João agarra-a pela cintura e rodopia-nos braços. Pousa-a no móvel de apoio da cozinha e beija-a.
Verde. Pelo vidro embaciado da respiração, João observa a cidade. Uma mãe penteia uma criança. Um pai caminha apressado com um filho a ser arrastado na corrida para o autocarro. Uma aluna deixa cair um livro, um polícia manda parar um veículo, um político distribui panfletos. Olha para ti João, reflectido do lado de cá da vida. Segues ao lado do condutor à espera que algum sopro de justiça te anime. Por vezes apetece-te desistir.
Chefe, parece que falaram.
João liga para o Director.
Sim, os putos falaram. É numa casa para os lados de Sintra. Passa para o Xavier. Eu indico o caminho. Vocês vão à frente. Já avisamos o pessoal de Sintra.
Tira a camisola. Vá, não estejas nervoso, Já sabias que era para isto que vinhas, não sabias? Vais ver que é bom. Sim, muito bem. Agora põe-te de joelhos.
Um telemóvel toca.
Não pode ser! Vou já!
João e os policiais rebentam com a porta. De imediato sobem as escadas a correr e no cimo param junto de cada porta apontando a pistola que empunham para o seu interior.
Percorrem o corredor. João segue atrás. Sem arma. Não vale a pena. Já se foram. Ainda sente a mistura de whisky e sexo. Um agente distraidamente pisa um comando que se encontra numa carpete. De uma aparelhagem sai aos gritos uma canção que assusta todos os agentes.
Reach out touch me!
Foda-se. Alguém deu com a língua nos dentes.
Belle acaba de saber que foi colocada numa vara criminal em Lisboa. Uma colega telefonou-lhe e disse-lhe que mesmo com reclamações ela não deve ser afectada.
Desliga o telefone.
Bem, tenho de ligar para a Simone e dar-lhe a notícia. Pode ser que ela fique contente. E me diga se eu o estou. Olha para o monte. Estes já não são os meus processos. E não deixam saudades. Levanta-se e olha pela janela. Lá em baixo, um carro pára em frente à porta.
A P. J.. Que será que querem daqui?

Alô!? Ah!, moicano, não estás!? Bem, contrato é contrato. Dos fracos não reza a história. Mentira! O Benfica ganhou. O Governo negoceia com a Auto Europa para evitar a debandada que os trabalhadores não tiveram medo de enfrentar. Um trabalhador com Sida foi reintegrado. Um defensor oficioso não faz acordo com o advogado da parte contrária, seu antigo patrono. Um juiz diz não à homenagem de despedida preferindo ir ao teatro com a mulher e netos ver O príncipe feliz. É, fracos são os que mostram força na multidão amiga. Mais vale rezarem por eles. A propósito. Charlton Heston tem alzheimer. Já não se deve lembrar. Mas eu lembro-me de Tim Roth dizer que o odiava por que ele era o presidente da NRA e que o desprezava. Se por acaso esse jovem tiver tempo que veja a foto do homem com Sidney Poitier e Harry Belafonte em 1963 na Marcha pelos Direitos Humanos. Com caneta na mão para assinar. A história não mente. Bigger than life.

5 Comments:

Blogger xavier ieri said...

- O senhor vem acusado de ter causado a morte a uma criança, por maus tratos.
Tem alguma coisa a dizer?

Calmamente, o arguido tirou do bolso de trás uma fotografia, que mostrou.

Nela, via-se claramente o ora arguido, entre um mar de crianças numa marcha a favor do direito à vida das criancinhas, a beijar ternamente e com ar beatífico, uma delas, na face.

Sem mais, o juiz absolveu-o.

dezembro 09, 2005 6:25 da tarde  
Blogger moicano said...

Ao lado, excêntrico. E só para falar um pouco pois os filhos que tenho permitem-mo, acho que não foi feliz o colega administrativo. Nada disso; Charlton Heston defende o direito a todos os americanos terem uma arma mas nunca matou ninguém. Eu não concordo com ele (sim, vi Bowling for Columbine).Só quis afirmar que por se ter opiniões diferentes não quer dizer que se esteja errado. Um juiz, do foro criminal, não se comoveria nem por um nanosegundo com a fotografia. E muito menos absolveria. Sinceramente, achei pouco feliz.Talvez as suas dificuldades pudessem servir para perceber melhor o mundo e procurar mudá-lo. Mas estão só a servir para lançar ódio ao poder político e eventualmente a quem não tenha as suas ideias,. Já alguém lhe disse algo parecido (trauliteira?). Boa sorte e reze muito. e se me quiserem acusar de hiper sensivel, F***-**.

dezembro 09, 2005 7:33 da tarde  
Blogger xavier ieri said...

Ó moicano
esgrimir idéias é uma coisa.
Contra os argumentos contra-argumenta-se.
Não se é malcriado.
Além disso, tanto a sua escrita como os seus comentários denotam fragilidades que, não raro, despeja sobre os outros.
Aprenda a viver com elas.
Ria da vida e para a vida.
E esteja sereno: Nem tudo o que se diz ou faz serve para o atacar.
O mundo não gira à sua volta, caro amigo.

dezembro 09, 2005 7:41 da tarde  
Blogger moicano said...

Para amigo... . Ora bem. Não percebi que contra argumentação trouxe. O defeito deve ser meu como já disse num contra comentário a um meu comentário ao seu post sobre a 1ª instância. Mas, acredite, isto nada mais é do que perder tempo e não o voltarei a fazer. Só que ás vezes, quando não gosto de alguma coisa, falo. Quanto á volta de quem o mundo gira, bem, eu nunca contei nada sobre mim; já o amigo só conta as suas desgraças.Hasta la vista.

dezembro 09, 2005 7:55 da tarde  
Blogger xavier ieri said...

É verdade que às vezes conto umas desgraças...
Dantes, ía-se ao padre.
Depois, ao psiquiatra.
Modernamente, vai-se ao... blog.
É fácil, é barato e o mundo não vem abaixo por causa disso.
Leve isto com calma.
Vai ver que todos os contributos são válidos.
Ponto é que se leia com olhos de ler aquilo que se lê.
Ah! a propósito: Tem alguma coisa contra os juízes da jurisdição administrativa?
É que não estou a ver uma pessoa aparentemente tão liberal, respeitadora e responsável, ter preconceitos relativamente a colegas de uma outra jurisdição.
E já agora, é só contra (eventualmente, claro)os juízes da jurisdição administrativa ou também contra os do trabalho, da família e menores, do comércio, da execução das penas ou outros?
Bom fim-de-semana.

dezembro 09, 2005 8:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


Web Counter by TrafficFile.com